Galeria

BBM um bem público do Guardião para a Sociedade

Originalmente publicado no Blog do Prof. Christian

“Um corredor como uma praça que ligasse as Humanas e exatas ao restante do campus sem interferir com a circulação.”  Arquiteto Eduardo Almeida

“Nunca me considerei o dono desta biblioteca. Eu e Guita  éramos os guardiães destes livros que são um bem público.” José Mindlin

Frases como essas foram ouvidas durante as palavras dos que apresentaram a todos as instalações definitivas da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin – BBM a todos que estiveram em sua inauguração neste sábado dia 23 de março de 2013.

entrada da BBM

entrada da BBM

Familiares, arquitetos dirigentes e patrocinadores falaram um pouco sobre o significado da BBM.

O Auditório lotado e o Grande Hall que interliga os prédios do Complexo ficou pequeno para a grande emoção que tomou conta de todos.

Uma vida dedicada aos livros. Um homem de raízes judaicas apaixonado pelas Letras e pela cultura brasileira. Mindlin já nos anos 80 pensou em doar para a Universidade de São Paulo, onde cursou a Faculdade de Direito do Largo São Francisco.

A ideia tomou corpo e em 2006 a doação foi formalizada. Um enorme cipoal jurídico precisou ser compreendido pois uma simples doação geraria uma carga enorme de impostos ao empresário benemérito. Manobra que abrigou a BBM dentro da Pró Reitoria e possibilitou angariar patrocinadores para a construção do prédio. Do mesmo modo que Caetano de Campos não viu sua Escola Normal ficar pronta, Mindlin não pode presenciar a forma que chegaria a ficar a BBM. Deu as bases e diretrizes iniciais.

Todas estas diretrizes foram extrapoladas conforme a narrativa do Arquiteto Eduardo Almeida. O que seria um Centro de Estudos a partir do acervo se desdobrou em um laboratório de restauro, em um centro de digitalização de obras, além de outros prédios que abrigarão no segundo semestre. o Instituto de Estudos Brasileiros – IEB, o Sistema Integrado de Bibliotecas da USP  – SIBi. Agora em março estão liberados já além da BBM o Auditório Instvan Jancsó (já utilizado no final do ano passado) e a Livraria João Alexandre Barbosa da EDUSP que contará também com um espaço de exposições, a Sala BNDES.

Instvan Jancsó junto de seus alunos na História falava da vinda da BBM ao campus. Não pode ver também a finalização do espaço mas conseguiu unir e manter dentro da Universidade o espírito do projeto mesmo com trocas de reitores. Sergio Mindlin lembrou que em 2009 estava expirado o prazo da doação, mas a mesma foi renovada pela família.

Instvan Jancsó junto de seus alunos na História falava da vinda da BBM ao campus. Não pode ver também a finalização do espaço mas conseguiu unir e manter dentro da Universidade o espírito do projeto mesmo com trocas de reitores. Sergio Mindlin lembrou que em 2009 estava expirado o prazo da doação mas a mesma foi renovada pela família.

Parte do acervo veio ainda da Biblioteca de Rubens Borba de Moraes, idealizador da hoje Biblioteca Mario de Andrade. Ao falecer seu acervo ficou sob a guarda de Mindlin da mesma forma como estava disposta em sua casa. E na BBM terá esta disposição mantida.

O acervo que era mantido na casa de Mindlin no Brooklin e em outros espaços próximos foi transferido para a Universidade aos poucos, logo após o seu falecimento. Os custos para a manutenção de um acervo de mais de 60 mil obras e valor estimado de 100 milhões de reais e outro incalculável de sua importância passam a ser agora gerenciados pela USP.

Mas a emoção em ver as obras, mesmo que separadas pelos vidros ( o acesso será só para pesquisadores ou pela internet em uma Plataforma denominada Corisco) é algo mágico. Um local onde crianças e jovens até o final dos anos 80/90 utilizavam para correr e brincar, antes dos muros se fecharem, será um grande corredor que ligará o campus sendo um convite para conhecer o espaço do livro, das exposições ou mesmo para admirar a grandeza de uma ação.

Foto0477

Com a união em um mesmo espaço os acervos da BBM e do IEB aproximarão o bibliófilo Mindlin do acervo de Mario de Andrade, responsável pela organização da Cultura na cidade de São Paulo, e dos arquivos de Fernando de Azevedo, fundador da Universidade e autor de A Cultura Brasileira nos anos 40.

Três intelectuais e suas obras. Finalmente juntas.

Serviço:

Deixe um comentário